Entendimento interestadual.

Em Curitiba, é comum as pessoas não entenderem o que falo, principalmente e inexplicavelmente, em estabelecimentos comerciais localizados na rua Marechal Deodoro. Fico na dúvida se é porque falei baixo demais ou se não articulei o “t” e o “r” com o fervor necessário. Na tentativa de ser compreendida, me esforço pra resolver todas as questões de uma só vez – o que resulta na minha pessoa falando quase aos berros como uma vó surda de 102 anos vinda do interior.

Às vezes tenho a impressão de que é muito mais fácil ser entendido fora do país do que sair pulando de um estado brasileiro para o outro. Isso porque, dentro do seu próprio país, “seu território”, você corre o risco de acreditar que as pessoas vão te entender quando você conversar com elas e age de acordo com essa crença. No entanto, é bem provável que ninguém entenda nada; mas finja que entendeu. E aí você vai ser sempre aquela pessoa que ninguém entende, mas para a qual balançam a cabeça mesmo assim. Já se você se mandar pra fora, a não ser que você seja um poliglota arrogante, a postura mais comum a ser assumida é a de presumir o não entendimento por parte do interlocutor. Isso te torna mais cuidadoso e te dá mais chances de ter sucesso numa conversa. É a tese. Bem furada, admito.

Por exemplo. De onde eu venho, a gente usa “capaz” pra concordar com alguma hipótese. Situação: saímos à rua, um amigo olha pro céu e fala “Acho que vai chover”. Para concordar eu digo “Capaz”, de forma curta e em geral acompanhado com um leve balançar de cabeça em sentido positivo. Por aqui, é justamente o contrário. Saímos à rua, um amigo olha pro céu e fala “Acho que vai chover”. Se alguém diz “Capaz”, alongando a segunda vogal “a” e fazendo cara de descrença, é discordância completa.

Ao não prestar a atenção devida aos sinais corporais, já acabei concordando com hipóteses contrárias e discordando do que concordo. Então além de vó surda de 102 anos vinda do interior, também pareço um pouco senil.

Um comentário em “Entendimento interestadual.

  1. Eu tenho um sério problema com isso porque moro no Norte e a gente usa ‘mana, maninha, caboca, carapanã’ e outras coisas que o pessoal não usa ou tem significado diferente e quando vou visitar amigos em outros lugares todos ficam “?!”. Hoje em dia eu consigo mudar um pouco o vocabulário dependendo do lugar, e em outros casos eles se adaptaram, mas falando com desconhecidos eu me sinto quase uma aeromoça ou algo do tipo, me policio demais.

Deixe um comentário

