Melhor dançar Footloose.

A vida (e também a banca avaliadora de um TCC) me ensinou que, para criticar algo, é preciso primeiro falar bem pra só depois falar mal. Algo como jogar a pessoa num tobogã pra cair direto numa piscina vazia. Então tá…

The Following é a típica série que consegue ser um ótimo thriller. Com certeza e sem dúvidas. A minha cara de ansiedade enquanto via as coisas acontecerem não mente, nem a mão arranhada do meu namorado. Mas não tente enxergar uma profundidade poética aí. A figura do Poe é usada unicamente como instrumento de higenização intelectual, uma forma de fazer com que o espectador se sinta inteligente e não apenas um cara assistindo a uma série investigativa.

Poe por si só já tem algumas histórias um tanto quanto obscuras nas costas, tanto na vida ficcional quanto na real. Então usar a figura dele torna algo automaticamente misterioso, meio macabro. Adicione a isso um professor de colete com sotaque britânico sexy assassinando belas mulheres e voilà – a fórmula está pronta. Daí só restou alguém chegar e dizer: “Roteiristas, decorem algumas palavras de O Corvo. Depois, corram por aí e as aplique de forma aleatória com explicações forçadas, levando a soluções esdrúxulas”. E isso eles fizeram muito bem.

Talvez o único ponto de convergência entre a obra do escritor e a série seja o fato de existir sempre a busca por pistas lógicas para, assim, solucionar casos. Só que, no fim das contas, acaba que o problema é justamente este: a falta de lógica.

Que tal combinarmos o seguinte: a gente volta pra Footloose e esquece que todo o resto aconteceu. Belê?

Anúncios

4 comentários em “Melhor dançar Footloose.

  1. Fiquei curiosa quanto a essa série, mas também percebi que seria algo nesse nível. Tipo “Crepúsculo”, quando cita Jane Austen e Emily Bronte na esperança de que meninas “feias” e “intelectuais” percebam que a obra também é direcionada a elas ¬¬.
    Abraços.

    1. Se você curte roer unhas, é uma ótima série. Mas ela demanda um alto grau de tolerância. Coisa que, infelizmente, não faz parte da minha constituição mental.
      Mas vai que, né?

  2. Eu, por outro lado, sou bem paciente com séries e compreendo quando perdem o rumo e coisas do tipo. A realidade é que The Following começou sensacional, e depois decaiu, mas nos últimos episódios ela voltou a ficar maravilhosa. Ainda não assisti os dois últimos episódios (um deles sendo o finale de ontem), mas acredito que seja melhor do que os episódios de metade da série. Ou ao menos, eu espero.

    Ainda tenho esperanças porque ela me conquistou tanto de início que, sabe, não quero acreditar que ela vai me decepcionar assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s