Aleatoriedades #1

Todo fim de semana, o Michel Laub posta no blogue dele coisas que ele fez – como livros que leu, músicas que ouviu, exposições que visitou, etc. Acho isso interessante e decidi fazer a mesma coisa, mas sem a pretensão de repetir todo fim de semana. Até porque, onde moro, não tem tanta coisa assim pra comentar. Resultado: vai ser um monte de “coisinhas” de que gostei e que achei que valeria à pena citar.

Livro: “The Bell Jar” – Sylvia Plath

Acabei de lê-lo há uma semana e ainda estou naquela fase em que o pego de vez em quando para reler algumas partes ou fazer anotações sobre outras. É dessas histórias que ficam, simplesmente ficam. A sinopse de “uma garota que vai fazer um estágio em Nova York e em seguida sofre de um colapso emocional” não consegue expressar de forma alguma do que se trata este que foi o único romance da Sylvia Plath. Depois de digerí-lo melhor, pretendo comentá-lo por aqui de forma mais detalhada. Por ora, um conselho para quem quiser lê-lo: é interessante entender o contexto em que o livro foi escrito e alguns detalhes sobre a vida da autora, que se confunde com a história. Ou dois: o inglês não é lá muito denso, então acredito ser possível ler no original sem muitas indas e vindas ao dicionário.

If neurotic is wanting two mutually exclusive things at one and the same time, then I’m neurotic as hell.  I’ll be flying back and forth between one mutually exclusive thing and another for the rest of my days. – Sylvia Plath.

Banda: Coutto Orchestra de Cabeça

É um desses grupos que parece ser de um lugar muito longe, mas na verdade é vem bem dali do lado: de Sergipe. Acabei os conhecendo num festival de música local e ao vê-los subir ao palco não esperava pela mistura maluca de ritmos que ia aparecer. Na verdade, eu nem sabia o que esperava.

Em sua página, eles definem o próprio estilo como “Eletrofanfarra”, explicando que para chegar a tal resultado utilizam ritmos como tango, cumbia, balkan, valsa, marcha, house, jazz manouche, maracatu de brejão, taieira, marujada e forró. É o tipo de coisa que só ouvindo mesmo… E dançando também.

Pra baixar o disco deles é só ir aqui.

Site: The Talks

Apesar da própria página se definir como um site de entrevistas, eu a classificaria como um site de conversas. Ao ler as transcrições, você tem a impressão de que está lendo qualquer conversa entre dois amigos, só que um deles é do tipo que pergunta demais. Eles não tem pautas específicas nem roteiros que cortam assuntos pelo meio. Tudo parece correr casualmente em uma sala qualquer…

Até então, as minhas favoritas são a do Jack Nicholson e a do Woody Allen, como não poderia deixar de ser.

App: “Gaveta de Bolso” – Juliana Cunha e Luda Lima

Sempre fui fã do blogue da Juliana Cunha e depois descobri que a ilustradora da página era a Luda Lima, que brinca de aquarela desde pequenininha. Pois elas se juntaram e fizeram um livro. Mas um livro que não conta história nenhuma. É apenas uma coleção de pequenos textos, ilustrações e receitas. Divertido pra dar uma olhada na sala de espera do consultório médico, ao invés de folhear a Caras de cinco meses atrás (ou a mais nova mesmo, tudoruim). Segundo as autoras, o aplicativo será atualizado periodicamente e está de graça na Apple Store até o dia 31 de outubro (é, amanhã).

Filme: “Moonrise Kingdom” – Wes Anderson

A primeira vez em que tive notícia desse filme foi assim: “Mariana, acabei de ver um filme com uma personagem que é você: uma garota canhota, louca por livros e toda esquentadinha”. Bem, a parte de esquentadinha fica por conta do meu namorado. O fato é que o filme é realmente impressionante. Se fosse descrevê-lo em uma única palavra, seria “simetria”. Todas as cenas trabalham com o conceito do impecavelmente centralizado. Ótimo pra gente obcecada com organização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s