Peito de frango nos feeds.

As pessoas parecem não terem sido avisadas de que Facebook não é estômago e de que fotos de comida no Instagram não tem gosto, ainda que os filtros sejam bonitinhos. Me fazer sentir inveja pelo seu prato tão bem elaborado também não vai fazê-lo ficar mais gostoso. Talvez fique frio e só.

Os usuários do Instagram competem tacitamente pra saber quem consegue ter a vida mais interessante em filtros variados – algo como o melhor ginasta em diversas modalidades. Uma coisa que não funciona bem nos tons ordinários da vida talvez se torne um momento mágico de ilusão nas cores certas.

Se aquele passeio matinal com o seu cachorro é uma das partes mais entediantes do seu dia, tente adicionar a ele o filtro Amaro e veja se o resultado continua sendo o mesmo. Postar no Facebook o elemento displicentemente fotografado faz parte do ritual.

Como uma não usuária do aplicativo, tenho observado no meu feed de notícias o crescente número de fotos escrotas que nada dizem e realmente nada tem a dizer, trazendo elementos comuns do dia a dia de conhecidos que parecem ter julgado aquilo algo digno de ser compartilhado. Por ser tão prático, o Instagram corta aquele momento de reflexão sobre se o que se está expondo interessa aos outros ou até mesmo se interessa à pessoa mostrar aquilo. O resultado vai desde peito de frango a ingressos de shows e recibos de cinema inundando a minha tela.

As pessoas estão levando a sério demais a ideia de que a felicidade só é real quando compartilhada e ainda não se deram conta de que o “share button” não é o caminho.

Anúncios

5 comentários em “Peito de frango nos feeds.

  1. Senhorita Tavares,
    concordo expressamente com suas interpretações sobre fotografia e tecnologia. Pelo visto, poucos são aqueles que realmente fazem de sua vida uma rotina interessante. E ao que percebo, não é necessário um grande esforço para tal. Ler um livro ou ver o pôr do sol já são programas dos mais interessantes possíveis, principalmente se eles não forem endereçados a mais ninguém. Cuidemos mais das nossas vidas e aproveitemos ela na plenitude.
    Abraços carinhosos do seu querido,
    Horácio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s